Açúcar de refrigerantes contribui para a obesidade infantil
  Data: 10/02/2005


Pesquisa comandada pela doutora Jean Welsh, do Centro para o Controle de Doenças (CCD) dos Estados Unidos, revela que o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes, refrescos e alguns sucos de frutas adoçados, pode contribuir para causar o excesso de peso nas crianças em idade pré-escolar, o que a faz aconselhar o limite de seu consumo.

Após analisar a 10.904 crianças participantes de um programa de nutrição para famílias de menor renda, Welsh e sua equipe consideram que uma redução no consumo destas bebidas poderia ajudar a minimizar o crescente problema da obesidade infantil nos Estados Unidos. De fato, muitas escolas americanas já estão proibindo as máquinas de refrigerantes com altos índices de açúcar, e, inclusive, já probiram diversos alimentos ricos em gorduras.

Os pediatras participantes da pesquisa descobriram que crianças de 3 e 4 anos que já tinham alguma tendência à obesidade consumiam bebidas açucaradas uma ou duas vezes ao dia, o que duplicou os riscos de sofrer de excesso de peso no prazo de um ano.

Jean Welsh explica na revista Pediatrics, que publica seu trabalho, que as bebidas adoçadas são uma fonte de açúcar na dieta e que as crianças em idade pré-escolar devem consumir de preferência leite, água ou sucos naturais, considerando que não necessitam de tantas calorias diariamente. Os métodos usados no estudo estão sendo discutidos pela Associação de Bebidas dos EUA, que alega que seus autores não tiveram em consideração o fato de que as crianças permanecem muito tempo frente à televisão e que, em muitos casos, seus pais já são obesos. Questiona, além disso, que não se tenha analisado os níveis de atividade física dos pequeninos.

A Academia de Pediatria dos Estados Unidos, entretanto, recomenda aos pais que limitem a entre 116 e 174 mililitros ao dia o consumo destas bebidas com muito açúcar entre seus filhos com idade pré-escolar.

Nota do Editor: Certamente um dos aspectos mais interessantes do abuso de hidratos de carbono pelas crianças, já analisados em outros estudos. As propriedades nutricionais de sucos pela presença de minerais e vitaminas são importantes na nutrição unfantil. Uso de refrigerantes bebidas artificiais e outros devem ser vistos com cautela pela família e restritos no seu uso.







voltar