Estresse e obesidade aumentam em bichos de estimação
  Data: 18/10/2004

Não somente crianças e adolescentes sofrem desta condição. Até quem convive com eles pode ser afetado. O motivo?
Mudanças na rotina estão entre as causas dos problemas nutricionais em animais domésticos.
Animais de estimação estão ficando cada vez mais gordos e estressados, de acordo com uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha.
O estudo encomendado pela seguradora More Than concluiu que quase 80% dos veterinários do país estão atendendo mais casos de animais obesos, um fenômeno atribuído à falta de exercício e uma dieta exagerada e desequilibrada.

Um quarto dos bichos sofre de estresse, hiperatividade e deperssão, enquanto 60% dos veterinários dizem estar tratando mais casos de diabetes e artrite.

As razões por trás destas enfermidades "humanas" incluem o fato de que os donos dos animais estão passando mais tempo longe de casa e também mudanças na rotina como a chegada de um bebê ou um novo bicho de estimação.

Deterioração

A pesquisa foi realizada com cem veterinários e 2,5 mil donos de animais de estimação.

"Muita atenção se dá a fatores como dietas desequilibradas e o estresse causado por problemas de família na saúde das pessoas, mas o que estamos vendo é que os bichos sofrem de uma forma similar", disse a veterinária Sophie de Pelet, que assessora a seguradora.

"Nós somos capazes de tratar um número maior de enfermidades do que há dez anos, mas ainda assim o estado de saúde dos animais de estimação está se deteriorando na Grã-Bretanha."

De Pelet recomenda que os donos chequem com regularidade o estado de saúde e o peso dos bichos e assegurem que eles façam algum exercício todos os dias. Fonte: BBC 18/1004




voltar