Semana da Amamentação fará “apelo” por aleitamento exclusivo durante 1o semestre de vida
  Data: 22/07/2004

Enfatizar a importância da amamentação como fonte exclusiva alimentar nos 6 primeiros meses do bebê e como alimentação complementar até os dois anos ou mais é o mote da Semana Mundial da Amamentação de 2004. Neste ano, a data será comemorada no período de 12 a 18 de setembro.Fonte: Saúde News/MS

“Será um momento de grande mobilização”, anuncia Sônia Salviano. Em 1º de outubro, é a vez do Dia Nacional da Doação de Leite Humano. A data foi criada por meio de portaria ministerial na Semana Mundial de Amamentação de 2003 e servirá como evento nacional de apoio aos bancos de estoque de leite humano.

“Durante os seis primeiros meses, o leite é tudo o que a criança precisa para crescer com saúde. Após essa fase, ela deve continuar mamando até os dois anos ou mais, além de consumir a comida da família”, reforça Sônia. Nos seis primeiros meses, as mães não precisam se preocupar em dar água ou chá aos filhos, por achar que eles sentirão sede. Oitenta por cento do leite materno são compostos de água.

O benefício da amamentação vale por toda a vida. Crianças que mamam têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias ou diarréias, problemas que podem levar a internações e até à morte. O bebê amamentado corretamente terá menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Para as mulheres, o ato também traz benefícios, como reduzir o sangramento após o parto e diminuir a incidência de anemia, de câncer de mama e ovário e também a osteoporose.

Até a década de 70, a mortalidade infantil atingia níveis extremamente elevados em todo o mundo. As causas principais eram doenças relacionadas ao desmame precoce. Em 1979, a OMS, o Unicef e representantes de governos e Organizações Não-Governamentais concluíram que a única forma de reverter esse quadro era estabelecer políticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no mundo inteiro. Em 1981, o Brasil instituiu a Política Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno.

Durante a gestação, as mulheres devem procurar se informar sobre as vantagens da amamentação e como amamentar. As mães podem buscar informações ou ajuda nos bancos de leite, centros de saúde, hospitais e maternidades – principalmente os reconhecidos como “Amigo da Criança” – e com os agentes do Programa de Saúde da Família (PSF). As dúvidas também podem ser tiradas pelo telefone 0800268877.




voltar