Dieta para emagrecer pode ter efeito contrário, diz estudo
  Data: 30/06/2004



Muita gente em dieta acabou não resistindo à tentação
Muitas pessoas na Grã-Bretanha ganham mais peso do que perdem quando fazem dieta, descobriram pesquisadores.
Um terço das pessoas pequisadas disseram que acabam mais gordas do que eram poucas semanas depois de iniciar o regime para emagrecer.
Um quinto dos que disseram recuperar os quilos perdidos admitiram ganhar o equivalente a 6,35 quilos ou mais.
A Associação Dietética Britânica, que encomendou a pesquisa que incluiu 4 mil pessoas, culpou as dietas da moda pela tendência conhecida como "sanfona".
Uma em cada cinco pessoas entrevistadas realizaram dieta por até um mês e uma em cada dez, por dois meses.
Um quarto dos pesquisados disseram ter ficado enjoados da dieta e quase a metade disse que acharam tão difícil continuar o regime que acabaram cedendo à tentação de comer mais.
Apenas um quinto dos pesquisados atingiram o peso almejado.
Dois terços recuperaram todo o peso, e quase a metade fez isso em apenas um mês.
A maioria dos homens e mulheres disse estar constantemente insatisfeita com o próprio peso.
Os homens tendiam a desejar perder mais peso do que as mulheres.
Quase um quinto dos homens disseram precisar perder de 6,35 quilos a 9,525 quilos, enquanto a maioria das mulheres disse que ficaria satisfeita em perder entre 3,175 quilos e 6,35 quilos.
As mulheres são menos bem sucedidas em seu objetivo do que os homens. Quase 40% das mulheres acabaram com maior peso do que quando haviam começado a dieta. Com os homens, a incidência foi de 20%.
Quase todos os entrevistados disseram que percebiam que dietas constantes, com flutuação de peso de um extremo a outro, fazem mal à saúde.
Amanda Wynne, da Associação Dietética Britânica, aconselha que pessoas que desejam perder peso façam pequenas mudanças em sua alimentação.
Há indícios que sugerem que o organismo se ajusta à dieta mudando o ritmo do metabolismo. Isso faz com que as pessoas tenham maior tendência a ganhar mais peso quando a dieta acaba. Fonte:BBC





voltar