Fórmulas á base de soja: algumas questões correntes
  Data: 10/06/2004

A fórmula de soja é preferível às fórmulas normais para bebé para evitar as alergias ao leite de vaca?
Sim. Na generalidade, os bebés que têm alergia à proteína do leite de vaca toleram melhor as proteínas da soja (vegetais). As fórmulas normais para bebé contêm proteínas do leite de vaca especificamente tratadas para facilitar a digestão. As fórmulas normais continuam, contudo, a causar reacções alérgicas nos bebés que são alérgicos à proteína do leite de vaca. Alguns lactentes alérgicos à proteína do leite de vaca são também alérgicos à proteína da soja. Nestes casos, a fórmula de hidrolisato constitui uma alternativa melhor, porque foi especificamente tratada para reduzir a alergenicidade. Na eventualidade de suspeição de alergia, o seu pediatra deverá prescrever fórmulas de lactentes para o seu bebé.





O que é a fórmula de soja?

A fórmula de soja contém proteínas obtidas a partir da soja (proteína vegetal).





Para além da diferença em termos de proteínas, a fórmula de soja é diferente do leite materno e de outras fórmulas?

Sim. As fórmulas à base de soja contêm açúcares diferentes dos contidos no leite materno ou noutras fórmulas. Por vezes, os bebés reagem melhor à fórmula de soja quando não toleram a lactose (açúcar do leite) no leite materno ou nas fórmulas normais.





O meu bebé é alérgico ao leite de vaca e está a ser alimentado com fórmula de soja. Deverei evitar também outros derivados sólidos do leite? Como deverei fazê-lo?


Sim. É necessário ler cuidadosamente a lista de ingredientes nos rótulos dos alimentos e evitar alimentos que contenham leite ou derivados do leite como natas, queijo, iogurte, manteiga, caseína, caseinato, soro de leite, lactalbumina, sólidos anidros do leite ou leite seco sem gordura



voltar