OMS chega a acordo global contra obesidade
  Data: 22/05/2004


Mais de um bilhão de pessoas estão acima do peso, segundo a OMS.
Deste fato os países-membros da Organização Mundial de Saúde chegaram a um acordo sobre uma resolução para combater a obesidade no mundo.
Se aprovada, a resolução – que deve ser aprovada na Assembléia Mundial de Saúde, em Genebra – será a primeira tentativa de regulamentar os hábitos alimentares em nível mundial.
O texto prevê um esforço voluntário dos 192 países-membros para estimular as suas populações a terem uma dieta saudável e a praticarem exercícios físicos.
O projeto de resolução também prevê o controle do consumo de açúcares, gordura e sal, além de alimentos industrializados.
Países produtores de açúcar inicialmente se opuseram à proposta, por causa do temor de que os seus setores açucareiros seriam prejudicados.
O consenso foi alcançado depois de uma concessão a esses países, com a ressalva de que os interesses comerciais não deveriam ser prejudicados em nome da promoção de uma dieta saudável.
Além disso, os países em desenvolvimento reclamavam que a prioridade da OMS deveria ser o combate à desnutrição e não à obesidade.
A OMS estima que mais de um bilhão de pessoas no mundo estejam acima do peso e a obesidade está associada a problemas de saúde, como doenças cardíacas e diabetes.

Fonte: BBC


voltar