Leite de vaca, fórmulas e nutrição do lactente: algumas perguntas freqüentes.
  Data: 19/10/2003



Que quantidade de proteína tem o leite de vaca completo (leite gordo comprado na mercearia)?
O leite gordo de vaca contém três vezes mais proteínas que o leite materno humano, contendo ainda mais sal e minerais que os encontrados no leite humano. O elevado teor de proteínas e minerais do leite de vaca pode sobrecarregar os rins, o que o torna indesejável nos lactentes.
O meu bebé é alimentado com fórmula à base de soja. A proteína da soja é tão boa como a proteína da fórmula normal base leita de vaca?
Sim. As fórmulas à base de soja para lactentes têm demonstrado ser satisfatórias para os lactentes de termo, com base nos estudos sobre o crescimento, as determinações bioquímicas séricas e o equilíbrio (estudos sobre a nutrição retida pelo organismo). A proteína da soja não contém todos os aminoácidos essenciais; os aminoácidos ausentes são, contudo, adicionados à fórmula. As fórmulas à base de soja contêm quantidades ligeiramente superiores de proteína, quando comparadas com as fórmulas de leite de vaca ou com o leite materno, porque só 80% da proteína da soja é aproveitada pelo organismo.
A proteína do leite de vaca é idêntica à do leite humano?
Não. A proteína do leite de vaca contém grandes quantidades de caseína, que forma coalhos (ou coágulos) de grandes dimensões no estômago e intestinos do bebé. Estes coalhos não são fáceis de digerir pelo bebé. O leite humano contém grandes quantidades de proteína de soro de leite, que é digerida muito facilmente pelo bebé e não forma coalhos de grande dimensão. As fórmulas de leite de vaca foram tratadas a quente por forma a melhorar a digestibilidade da proteína caseína.
Pode-se alimentar um bebé com leite de vaca?
O leite humano deverá ser dado ao lactente exclusivamente até 6 meses de vida e mantido até 24 meses (OMS).O leite de vaca não deve ser dado ao bebé durante os primeiros 12 meses de vida. Possui demasiada proteína (que forma coalhos) e demasiado sal (que sobrecarrega os rins). O leite de vaca pode, além disso, provocar pequenas perdas de sangue no intestino do bebé. Esta perda sanguínea pode provocar anemia (ou contagens baixas dos glóbulos vermelhos) e diminuir as reservas de ferro do bebé.
Quais são os principais sintomas de alergia ao leite?
Os sintomas podem ser muito ligeiros ou muito graves. Os sintomas podem incluir vómitos, diarreia, cãibras gástricas, sibilos, rinorreia, exantemas cutâneos e redução da taxa de crescimento. O seu pediatra deverá tomar conhecimento quando estes sintomas ocorrem durante um período longo (vários dias) ou quando são especialmente graves. Afortunadamente, a maioria das crianças com alergia ao leite acabam, mais tarde, por tolerar algum leite e derivados do leite.
A proteína presente no leite de vaca é responsável pela alergia ao leite?
Sim. Pensa-se que as proteínas presentes no leite de vaca constituem a principal causa de alergia nos lactentes.
O que é a fórmula de soja?
A fórmula de soja contém proteínas obtidas a partir da soja (proteína vegetal).
Para além da diferença em termos de proteínas, a fórmula de soja é diferente do leite materno e de outras fórmulas?
As fórmulas à base de soja contêm açúcares diferentes dos contidos no leite materno ou noutras fórmulas. Por vezes, os bebés reagem melhor à fórmula de soja quando não toleram a lactose (açúcar do leite) no leite materno ou nas fórmulas normais.
O meu bebé é alérgico ao leite de vaca e está a ser alimentado com fórmula de soja. Deverei evitar também outros derivados sólidos do leite? Como deverei fazê-lo?
Sim. É necessário ler cuidadosamente a lista de ingredientes nos rótulos dos alimentos e evitar alimentos que contenham leite ou derivados do leite como natas, queijo, iogurte, manteiga, caseína, caseinato, soro de leite, lactalbumina, sólidos anidros do leite ou leite seco sem gordura




voltar