Alimentos transgênicos e nutrição infantil
  Data: 26/09/2003




Produtos transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), são aqueles em cuja matéria-prima foi introduzido um novo gene ou fragmento de DNA.

O processo é conduzido para que o alimento desenvolva uma característica em particular, como mudanças em seu valor nutricional ou resistência a determinados pesticidas --como ocorre com a soja Roundup Ready, da Monsanto, resistente justamente a um herbicida comercializado pela empresa.

A polêmica que cerca os OGM tem fundo econômico, social e ambiental. Seus defensores argumentam que a biotecnologia aumenta a produção de alimentos a ponto de atacar de frente a fome mundial. Segundo o governo norte-americano, os africanos seriam os principais beneficiados.

No outro lado, estão os críticos dos transgênicos. Organizações científicas e ambientalistas argumentam que seu impacto na saúde e na natureza é ainda desconhecido. Grupos de defesa dos consumidores, com força entre os países da União Européia, exigem a rotulagem dos produtos e colocam na mão da população a decisão de consumir ou não OGM. Crédito: Folha Online.
A Nutrinfancia abre o debate de alimentos transgênicos e nutrição da criança na seção forum. Dê sua opinião a respeito deste importante assunto!


voltar