Quais são os prejuízos para quem consome gorduras trans?
Data: 02/12/2008



A gordura trans é um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. Serve para melhorar a consistência dos alimentos e aumentar a validade de alguns produtos.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar aumento do colesterol total e do LDL (colesterol ruim) e redução dos níveis de HDL (colesterol bom). Também há evidências de que a gordura trans favorece o ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a ingestão de gordura trans não ultrapasse 1% do valor calórico da dieta. Como cada grama de gordura equivale a 9 calorias, um adulto que consome 2 mil calorias diárias não deveria ultrapassar 2 g de gordura trans (equivalente a menos de 100 g de biscoitos recheados).

Embora desde agosto de 2006 todos os produtos estejam obrigados a especificar em sua embalagem os tipos específicos de gordura que contêm, Anita Sachs, chefe da disciplina de Nutrição e de Medicina Preventiva da Unifesp, faz um alerta: ´´A maioria dos produtos comercializados não exibe uma tabela com informações nutricionais nas embalagens; quando essas tabelas são divulgadas, não são totalmente confiáveis, pois os produtos não passam por um processo específico de identificação para este tipo de gordura´´.

Para reduzirmos os riscos para a saúde, devemos moderar o consumo de alimentos industrializados e tudo que leva gordura hidrogenada. Além disso, é importante que as pessoas fiquem atentas às informações nutricionais contidas nos rótulos.

Hoje já é possível encontrar nos supermercados produtos denominados trans free (livres de gordura trans). São poucos, mas em breve este número deverá crescer, já que isso é uma tendência mundial e está de acordo com a política de alimentação e nutrição desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que tem como um de seus propósitos a promoção de práticas alimentares saudáveis, englobando medidas que possam interferir no padrão de alimentação da população.


voltar