Casos de diabetes em crianças quintuplicam na Grã-Bretanha
  Data: 16/03/2007




O número de crianças pequenas com diabetes do tipo 1 aumentou dramaticamente nos últimos 20 anos, de acordo com um estudo britânico.
Segundo os pesquisadores, a quantidade de crianças menores de cinco anos com a doença aumentou cinco vezes no período. Em 2004, uma em cada mil crianças na região de Oxford tinha diabetes tipo 1.
Outros estudos realizados no país tiveram resultados semelhantes, sugerindo que o problema afeta crianças em toda a Grã-Bretanha.
A diabetes do tipo 1, também conhecida como diabetes dependente de insulina, geralmente aparece na infância e muitas vezes afeta várias pessoas de uma mesma família.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Bristol, os responsáveis pelo aumento nos casos de diabetes infantil são genes e fatores ligados ao estilo de vida, como dietas ricas em açúcar e pouco saudáveis.
A coordenadora da pesquisa, Polly Bingley, disse que a velocidade com que a doença está se espalhando entre crianças significa que a causa não pode ser apenas genética.
“Então deve ser por causa de mudanças em nosso ambiente. Isso pode significar que estamos sendo expostos a algo novo, ou que agora temos menos exposição a algo que antes estava controlando nossas respostas imunológicas”, disse Bingley.
O fato de que cada vez menos mães decidem amamentar seus bebês pode estar contribuindo para o problema, de acordo com a pesquisadora.
Outra possibilidade é que as crianças estejam sendo expostas a cada vez menos germes, afetando o desenvolvimento de seus sistemas imunológicos.
“Nós precisamos agora trabalhar para identificar o que são essas mudanças”, disse.






voltar